Otimizando os ganhos com o AdSense

Otimizando os ganhos com o AdSense

A melhor combinação de cores ainda é o azul e preto, no fundo branco, sem bordas, o azul continua arraigado no imaginário popular como cor para links.

Otimizando os ganhos com o AdSense

O melhor formato de links é a barra 728×15.

O banner 728×90 logo acima dos posts rende muito mais do que banners entre o título e o conteúdo, se não em número de cliques, no valor dos mesmos.

O banner 160×600, ao lado do conteúdo, costuma render bons cliques, que se perdem em quantidade, ganham em valor.

Banners 468×60, logo após o conteúdo, mostraram um rendimento melhor do que o popular 350×250, talvez pela facilidade da leitura.

O maior problema do formato 350×250, a meu ver, é quando são exibidos 4 anúncios. Isso faz com que os títulos fiquem muito pequenos, destoando do conteúdo e dificultando a leitura. Esse problema não acontece com o 468×60, que exibe apenas 2 anúncios.
Banners 468×60, ou qualquer outro formato, entre o título e o conteúdo, rendem cliques de valor ridículo.

As novas referências de produtos foram removidas, péssimo CTR e conversão pior ainda. Talvez voltem em outro momento para novos testes, mas apenas poluiam o visual.

Por fim, existe uma teoria, entre as milhares escritas sobre rendimentos do Adsense, de que menos anúncios concentrariam melhores anunciantes. Talvez até seja verdade, mas não aqui. Com menos anúncios consegui apenas menos cliques.

Uma teoria que se prova verdadeira é a de que anúncios na página inicial são pouco clicados. Mantive um que utilizava um critério de identificação para a página inicial e pude comprovar isso na prática, mesmo quando exibia o conteúdo completo dos artigos na home.