A estratégia para identificar blogs relevantes

A estratégia para identificar blogs relevantes

Então você precisa fazer aquela ação com blogueiros e convidá-los para um evento de lançamento. O cliente sabe que no meio digital tem muita gente que só é chamada por ser amiga do amigo, e por isso quer uma explicação detalhada sobre o fechamento do mailing, afinal, o argumento simples de que o fulano é relevante porque o site tem 50 mil visitas únicas diárias é – digamos – “superficial”.

blogs relevantes

Pode acreditar, a cena que descrevi no abre desse post se já não aconteceu, vai rolar em muito breve contigo. E antes que sua equipe fique de calça curta, que tal discutir um pouco de metodologia prática para definir relevância de blogs?

Apesar de parecer pomposo, definir aspectos para uma metodologia requer um investimento muito maior de tempo do que budget. Até porque a maior parte das ferramentas a serem utilizadas são gratuitas. E mesmo que estejamos falando de uma certa subjetividade, eu digo que para ter um bom mailing de blogs é preciso tempo e massa analítica.

Cinco ações para analisar um blog

Muitas variáveis podem fazer parte desse levantamento. Tudo depende de qual “corrente estratégica” você é adepto. A minha é a do Inbound Marketing, onde aspectos ligados a relevância de conteúdo, SEO e impacto em redes sociais são essenciais. Por isso, ao incluir um blog na minha lista, aspectos como inlinks, perfis e interação com o público terão peso importante na análise.

Mas independentemente do que você acredita, levantei cinco ações que considero essenciais para você desenvolver. Vamos a elas:

– Relevância de conteúdo: não basta ser um top blogueiro, ele precisa ter conteúdo diferenciado para o público de interesse do cliente. Logo, é importante levantar como ele fala do referido mercado, qual a opinião que ele tem acerca do produto, marca ou serviço.

– Ranking e links: utilizando ferramentas de pagerank e de inlinks, é possível ter números importantes de preocupação com construção de conteúdo, influência na rede e teia de contatos e relacionamento.

– Redes Sociais: eis um ponto crucial, pois quando falamos de Inbound Marketing estamos tomando como uma das bases primárias da estratégia a capacidade de ver o conteúdo gerado espalhado pela Mídia Social. O que, consequentemente, gera bom posicionamento do mesmo nos buscadores. Além disso, é importante avaliar como os canais trabalham em prol de discussões complementares ao que é postado nos posts.

– Klout Pessoal: mesmo que todo índice de relevância seja “manipulável”,  considero o Klout, da HubSpot, a melhor ferramenta de análise do mercado. Gratuita, ela é a que leva em consideração o maior número de redes, tendo inserido recentemente o YouTube, Last.FM, Tumblr, Blogger, Instagram e Flickr, além de já ter na sua base Twitter, Facebook e Linkedin.

– Profissionalismo: pouca gente se atenta para esse ponto, mas tomar cuidados com isso pode evitar dor de cabeça, principalmente se você envolverá no contato algum tipo de relação comercial. Midia Kit, pessoa jurídica e recomendação de mercado são apenas alguns dos pontos importantes. Entretanto, é preciso entender mesmo que quando falamos da relação agência x blogueiro, temos de pensar no cliente e no sucesso da estratégia e não na boquinha para um coleguinha ou uma ação de uma-mão-lava-a-outra. Isso faz a diferença entre manter a rodinha de amigos e ganhar relevância real num mercado tão competitivo como o que vivemos hoje em dia.